Cuidado Com As Notas/Cédulas Manchadas!

COMUNICADO FEBRABAN – UTILIDADE PÚBLICA‏

Alertem a todos, pois, infelizmente nem todos têm acesso a este tipo de informação.

 DE OLHO VIVO NAS CÉDULAS MANCHADAS!

Febraban orienta a não aceitar notas manchadas de tinta.

A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), emitiu nota onde orienta a população a rejeitar as cédulas que estiverem manchadas de tinta. Isto porque, boa parte dos caixas eletrônicos está equipada com um dispositivo que mancha as cédulas com tinta rosa após a explosão do terminal por ladrões de banco.

A federação informa que as cédulas manchadas estão sendo tratadas da mesma forma que as notas falsificadas. A Febraban esclarece que o dinheiro não perde seu valor, mas diz em nota publicada em seu site que as pessoas podem se recusar a receber o dinheiro marcado.Os bancos estão orientados a reter as notas marcadas, fazer a identificação do seu portador e encaminhar as cédulas suspeitas para análise do Banco central. A Febraban e o Banco Central têm se reunido constantemente para adotar procedimentos que ajudem a coibir os roubos a terminais e dificultar o uso do produto roubado.

Fonte: Andhrea Tavares / Rádioagência Nacional

OBS: QUEM MESMO DE BOA FÉ ACEITAR UMA NOTA MANCHADA, AO REPASSÁ-LA PODE SER SUSPEITO OU ATÉ MESMO PRESO ATÉ QUE PROVE SUA INOCÊNCIA.
PARA ESTAR A SALVO DESSE PROBLEMA NUNCA ACEITE NOTAS MANCHADAS.
 

O Banco Central não irá mais ressarcir o cidadão que receber uma cédula danificada por dispositivos antifurto. Essas notas deixam de ter validade a partir desta quarta-feira ( 01/06/2011).

As notas danificadas por dispositivos antifurto apresentam “marca densa e de cor rósea”. Essa mancha pode cobrir um pedaço grande da cédula ou apenas a lateral.

O QUE FAZER?

Quem receber uma cédula dessas deve levá-la ao banco para que a nota seja encaminhada ao BC para investigação. O dinheiro só será trocado se o BC verificar que a mancha não é proveniente de dispositivo antifurto. Caso contrário, não haverá ressarcimento.

No caso de saque em terminal eletrônico, a pessoa que se deparar com uma cédula marcada deve retirar um extrato imediatamente para comprovar o saque e se dirigir ao banco para fazer a reclamação.

Se a questão não for resolvida, ou se o saque for feito fora do expediente bancário, o cidadão deve registrar um boletim de ocorrência e apresentar os documentos à instituição financeira assim que possível para receber uma nota válida, segundo o BC.

A norma do BC só prevê ressarcimento para os bancos. Quando o dinheiro for marcado por acidente ou em caso de roubo frustrado, em que o dinheiro foi deixado próximo ao caixa, por exemplo, o BC vai ressarcir o banco, descontando o custo de produção e análise. Esse valor ainda será fixado.

REPASSE ESTA MENSAGEM PARA SEUS AMIGOS E AMIGAS. ELES PRECISAM SABER E PARA NÃO TEREM ABORRECIMENTOS OU PERDAS FINANCEIRAS.

Alguma coisa tinha que ser feita para coibir essa onda de crimes!

Mas, como sempre a população acaba pagando  ônus e se não ficar experta, acaba no prejuízo ou terá muitos contratempos!

Vamos nos unir e alertar o maior número de pessoas!

Estou fazendo minha parte e acredito que você fará a sua e divulgará essa notícia.. Lembre-se sempre que o meu maior desejo é que você…

CONQUISTE O SEU SUCESSO!

Marco Adrião.

Gostou? Então Compartilhe!

Olá! Aqui é Marco Adrião - Receba Minhas Dicas Periodicamente e Um PRESENTE!

  • Gostei muito desse site!

  • Everything is quite open and extremely clear explanation of problems. was truly info. Your site is quite useful. Many thanks for sharing.

    Tradução: Tudo é explicação bastante aberto e extremamente clara dos problemas. foi verdadeiramente info. Seu site é bastante útil. Muito obrigado pela partilha.

    • Marco Adrião

      Eu que agradeço… obrigado por estar aqui!
      Volte sempre! Abraço.